domingo, 21 de fevereiro de 2016

Qual o sentido da sua vida?




Hoje li um texto muito real que falou muito ao meu coração. Uma verdade encoberta aos olhos do mundo que as vezes também nos cega durante a caminhada. Quero compartilhar com vocês e desejo que mude o olhar de muitos como mudou o meu, para que então possamos estar sempre alerta quando as ondas desse mundo e da grande maioria tentar nos arrastar juntos...


Cave bem fundo o coração de alguém e ali você encontrará a procura por um sentido para a vida, a busca incessante por um propósito...

Alguns buscam sentido para a vida na carreira profissional. "Meu propósito é ser dentista". Excelente vocação, mas não chega a ser uma justificativa para a existência. Essas pessoas optam por "fazer" em vez de "ser". Elas são aquilo que fazem e, consequentemente, fazem muito. Trabalham horas a fio porque, se não trabalharem, não terão uma identidade. 

Para outras, elas são aquilo que têm. Encontram sentido para avida num carro novo, numa casa nova ou em roupas novas. Essas pessoas são excelentes para a economia, mas péssimas no planejamento orçamentário, já que estão sempre procurando sentido em algo que possuem...

Algumas tentam encontra sentido no esporte, no lazer, em práticas religiosas, no sexo ou em qualquer outra coisa que se possa imaginar. 

Tudo não passa de miragem no deserto do propósito...
Será que não deveríamos encarar a verdade? Se não admitirmos a presença de Deus em nossa vida, estamos à deriva no universo. (Na Jornada com Cristo - Mas Lucado)


..."Tanto do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento. Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto!
Pelo que aborreci a vida, pois me foi penosa a obra que se faz debaixo do sol; sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento." Eclesiastes 2:16-17


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Alimente-se de Sabedoria

  



  Acredito que todos tem ciência ou já tiveram conhecimento da sabedoria como maior tesouro que alguém pode obter. Sob essa perspectiva, porque ela é tão desvalorizada? porque não podemos vende-lá? ou porque ela não está estampada em nossa maneira de vestir, onde moramos ou o que dirigimos?
   Renegamos-a mesmo sabendo que é único tesouro garantido que ninguém pode nos roubar e o qual compartilhado se multiplica ao invés de subtrair como as riquezas comuns. 
   Uma vez, em uma palestra, me chamou atenção uma experiência compartilhada pelo palestrante. Ele contou-nos que em uma de suas conferências ele comentou que um pai deve saber mais que um filho, e um senhor de idade avançada já, o interrompeu e com toda a humildade do mundo o questionou levando-o para uma reflexão... Ele perguntou quanto mais o pai sabe do que seu filho, quantos metros, litros ou seja lá a medida. O palestrante então se deu conta de que não há como medir, portanto não há como saber se alguém sabe mais ou menos do que outrem, todos temos conhecimentos diferentes de acordo com nossas experiências de vida. Nesse contexto, temos que entender que devemos ser humildes o suficiente para aprender de todos, até aqueles  aparentemente menos provido de conhecimento que você. Todos sempre teremos algo a ensinar e a aprender e que nós, possamos encontrar na palavra de Deus e na convivência com seu Espírito Santo uma fonte de conhecimento para nos enchermos e transbordamos para todos com quem compartilhamos diariamente nosso conteúdo. 

"Deus é a fonte de sabedoria e quem é humilde de coração recebe a direção e instrução do Todo-Poderoso." 
http://www.bibliaon.com/sabedoria/

" Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundia os sábios, e Deus escolhe as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes." I Coríntios 1:26 e 27

Diria ainda mais sobre esse versículo, acredito que as escolhas do Senhor são feitas para confundir os que se acham muitos sábios e fortes, pois se acham que já o são, provavelmente estarão fechados para crescerem e entenderem que a sabedoria é inesgotável e que ser forte é relativo. 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

GRATITUDE

 
 
"É claro que a religião é um fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição." I Timóteo 6:6 a 9


   Estava refletindo sobre o quanto muitas vezes, na maioria pra falar a verdade, deixo de agir com gratidão a Deus. Repensando essa atitude vejo que além de não reconhecer tudo que tenho, mesmo sem merecer sem fazer juz a graça de Deus que me sustenta todos os dias, ainda sou ingrata com muitas das coisas.
   Essa ingratidão não é apenas por não gostar de algumas coisas, mas por não me alegrar com tudo que Deus faz por mim. Se pararmos para pensar por um instante da perspectiva do lado de Deus, parecemos muitas vezes aqueles velhos bem rabugentos que vemos nos filmes, que reclamam de tudo que fazem ou não fazem por eles, reclamam da vida, nada nunca está bom. Na verdade podemos até mesmo não reclamar, mas Deus está se esforçando pra dar o que não merecemos e ainda tentar nos educar como bom Pai que é, e mesmo assim nossos corações muitas vezes não se alegram com nada do que ele faz. 
   Quando estava a refletir sobre tudo isso, me deparei com o versículo acima, e realmente, é muito dificil hoje encontrarmos pessoas que se contentam com o que tem, e muito além disso, buscamos muitas vezes incessantemente outras coisas que ao serem alcançadas não nos contentam mas nos leva a outros patamares de exigências. Não acredito que devamos ser conformados com tudo, mas acredito que enquanto não conseguirmos nos safisfazer com o que somos e temos não adianta buscar nada além, pois essa satisfação não é externa e sim interna. Quanto conseguirmos ser gratos a Deus por tudo e contentes com o que temos, alcançaremos algo que vai muito além de bens materiais, algo que verdadeiramente irá nos satisfazer e completar nossas vidas, alcançaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus o que seria inalcançável sem uma atitude correta. 

...Acredito que Deus continua a falar quando estamos disposto a ouvir, e após ter feito a postagem acima estava lendo a bíblia em Colossensse 3, que fala sobre nos despojarmos do velho homem... e mais especifícamente estava lendo o versículo 5 que diz: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria."
E para entender melhor fui procurar significados nos google e para afeição desordenada encontrei algo que está inteiramente relacionado ao assunto postado:

As afeições desordenadas.

Todas as vezes que o homem deseja alguma coisa desondenadamente, tornas-se logo inquieto.
O soberbo e o avarento nunca sossegam; entrentanto, o pobre e o humilde de espírito vivem em muita paz.
O homem que não é perfeitamente mortificado, facilmente é tentado e vencido, até em coisas pequenas e insignificantes.
O fraco de espírito é ainda um pouco carnal e inclinado às coisas sensíveis, dificilmente pode se desapegar de todo dos desejos terrenos.
E quando deles se priva, ordinariamente se entristece; e com facilidade se irrita se alguém o contradiz.
Se, porém, alcança o que deseja, sente logo o remorso da consciência, porque obedeceu à sua paixão, que nada vale para alcançar a paz que almejava.
Em resistir, pois, às paixões, se acha a verdadeira paz do coração, e não em segui-las.
Não há, portanto, paz no coração do homem carnal, nem do homem entregue às coisas exteriores, mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual.
Tomás de Kempis (Pensador Uol)





 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ESTADO DE CALAMINADE PUBLICA MENTAL

 
 
   O mundo está cada vez mais vazio. Cheio de pessoas desorientadas, que não conseguem se alegrar e se satisfazerem com nada. Em meio a uma época com tantos recursos para o entretenimento, as pessoas estão apenas sendo distraídas, apenas passando o tempo sem perceberem o quanto estão hipnotizadas com a superficialidade das coisas.
   O virtual superou o real, as emoções ficaram artificiais, ao se ver tantas tratégias anunciadas todos os dias já não ficamos mais chocados. Os corações se endureceram e abriram espaços para mentes vazias da essência da vida e mais cheia do que nunca de tantas informações, tantos resultados do google, tantas coisas que te fazem parecer mais inteligente perante os outros, mas que não tem significado algum na sua lida consigo mesmo.
   O mundo está se tornando uma maquina de produzir ansiedade e as pessoas estão se deixando levar por ela, ninguém para mais apenas para observar, ninguém consegue se calar e simplesmente ouvir, sentir e refletir. As palavras e as atitudes tomam a frente quando deveriam vir por último. Esse post é apenas um convite a reflexão, mas como uma semente, dependerá de um terreno fértil para produzir algo de bom. 
   Separei alguns versículos para que possamos apenas deixar toda a ansiedade, toda a distração, tudo que desvia nossa mente e nos impede de ir mais profundo do que apenas uma leitura, para que só então possamos nos encher com algo que realmente nos fará ter sentimentos verdadeiros, nos trará uma satisfação que não será passageira e sim o caminho para a plenitude, a paz e a alegria de viver. Que matará a sede, daqueles que nem ao menos perceberam que estão sedentos.  Que possamos buscar nas palavras do Senhor, nosso criador, aquilo que como um quebra cabeça foi feito para nos preencher e nos dar um propósito maior. 
 
"Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. Afasta-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcanç´-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal." 1 Pedro 3: 10 a 12.

 
" Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpavéis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." Filipenses 2:15
 
 
"Purificando a vossa alma na obediência a verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro." I Pedro 1:22
 
 
" Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela. " Provérbios 3: 13 a 15
 
 
"Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." Tiago 3-17
 
 
"Mas o fruto do Esírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."Gálatas 5:22
 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Glória a Deus

" E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Colossenses 3:17

Temos que vigiar muito nossas vidas diante desse versículo. Pois a glória de nossos atos quando voltados a nós mesmo é vanglória e não há louvor algum ao Senhor nisso, pelo contrário estamos tomando seu lugar de adoração e nos tornando deuses. 
Que em tudo quando fizermos tenhamos humildade de reconhecer o único merecedor dos créditos de tudo de bom que vem de nós. Que possamos agir com honra ao único que a merece, nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, por que d'Ele e por Ele são todas as coisas, nunca devemos nos esquecer disso. 
Uma atitude boa apodrece se a estragarmos com nosso orgulho próprio e soberba, achando nos bom o suficiente para receber a glória daquilo. Se a razão de vivermos em santidade e de plantarmos coisas boas no mundo for para alimentarmos nosso ego e orgulho próprio de nada valerá, pois nossas atitudes serão hipócritas e não com a verdadeira intenção de fazer o bem, mas sim de receber o reconhecimento sobre isso. 
Que olhemos para a vida de Cristo como exemplo, Ele amou como ninguém amou, cuidou e fez tudo que pode por todos e mesmo assim além de não ser reconhecido por isso foi julgado e condenado injustamente. É hora de parar de fazer isso com Jesus e dar a glória para o único que verdadeiramente a merece.