sábado, 23 de janeiro de 2016

Alimente-se



" O Pai, que tem a vida, foi quem me  enviou, e por causa dEle eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. 
Este é o pão que desceu do céu. Não é como pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre." João 6. 57-58


O pão! Logo o alimento que estamos acostumados a comer com tanta frequência. Isso não é coincidência, Jesus sabia o que estava falando. Na verdade o pão além de representar o alimento, ele representa também para nós, nos dias atuais, uma necessidade comum e diária. 
Esse pão, além de representar nosso sustento, representa nossa manutenção da vida. 
E podemos relacionar isso, colocando Jesus como nosso pão, concordando com os versículos. 
Jesus é uma necessidade diária, que deve ser rotineira e comum, devemos te-Lô em nossa vida como algo indispensável para a manutenção dela, mas não fisicamente, e sim espiritualmente. 
É Ele que nos fará sentir vivos, é Ele que irá prover com os mantimentos necessários para um vida saudável, e quando digo saudável me refiro ao espiritual não religioso, a uma vida plena, a estar bem consigo mesmo, o que, nos dias atuais não tem sido nada fácil. 
Se Jesus for entendido como um alimento diário, se o tivermos presente em nossas vidas com a frequência com que nos alimentamos, poderemos conquistar não só a vida eterna, mas principalmente nossa saúde mental e espiritual, o que nos fará ter uma vida melhor em todas as circunstâncias. 

domingo, 17 de janeiro de 2016

Golias ainda desafia o povo de Deus



"Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje Mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos..." 
1 Samuel 17: 45 - 46


      Quero compartilhar com vocês esse assunto que foi mencionado no ultimo culto que participei e também tema de um livro que estou lendo e que tem me intrigado e chamado atenção particularmente nesse momento da minha vida. O tema é: Todos temos um Golias. 
             Gostaria que você parasse por um instante e refletisse sobre isso, tentando identificar o Golias atual da sua vida... Ele pode ser um sonho que está muito distante de alcançar cujo qual você não consegue enxergar a possibilidade de realizado, ele pode ser um conflito, um problema, ou qualquer outra situação na sua vida que você não consegue achar uma maneira de alcançar ou resolver.
               Davi diante de Golias, além de com certeza saber que não era pálio para um gigante que, além de ser muito mais forte e grande que ele, era também um guerreiro experiente. Ele estava diante também da zombaria do seu inimigo e da incredulidade dos seus próprios companheiros. Como uma pessoa diante dessas circunstâncias pode ter a fé e a coragem que ele teve? 
          Essa fé não surgiu naquele momento, ela foi cultivada através de um relacionamento íntimo com Deus, ele não olhou para as circunstâncias em nenhum momento se não, não teria feito o que fez. Davi agiu como todo cristão deveria agir, somente pela fé. 
             Você consegue identificar na sua vida que tudo que te aflige poderia ser resolvido com uma simples dose de fé? ...a fé que nos faz entender que não está ao nosso alcance resolver algumas coisas, que por mais que nos debatemos em certos momentos, pensando infinitos modos de resolver ou alcançar alguma coisa, muitas das vezes, essas coisas seriam facilmente resolvidas com apenas um pouco de fé... mas, nesses momentos não é tão fácil tê-la, pois você se lembra do que ela significa? Fé é a certeza das coisas que se esperam e que não se podem ver... ou seja, é algo que, na sua vida, vai aparentar não ter possibilidade alguma de acontecer, sem a mínima esperança material de se concretizar, você não vai enxergar o caminho ou meio que irá te levar a alcançar... mas fé é o momento que você dá licença para o Senhor passar a sua frente e agir, ele não é "mal educado" não fará isso se você não der essa "licença". 

Se eu confiar em mim mesma serei derrotada mas, se eu confiar em Deus serei invencível.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

FORTALEÇAM-SE






"... Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." 
Efésios 6: 10 a 12.


     A caminhada e o dia a dia nem sempre são fácil, principalmente quando se está determinado a seguir os altos padrões de Jesus. Muito além de um escolha isso deve ser um exercício espiritual que funciona da mesma forma que os exercícios físicos ou mentais, se deixarmos de praticar-los  seremos tomados pela "ferrugem" nessas áreas. 
      A falta de prática nos leva ao enfraquecimento do que conquistamos através dela, ou seja, se podemos nos tornar mais atléticos ou bem dispostos com exercícios físicos, a falta deles pode nos deixar sedentários e cada vez menos disposto para praticá-los. Da mesma forma, se estamos em uma bateria de estudo para por exemplo, prestar o vestibular, nossa mente é cada vez mais estimulada ao exercita-lá, porém, se interrompemos essa período de estudos, ficaremos mais propensos a esquecer, a ter preguiça de estudar... 
      O ponto em que quero chegar é que a prática diária de buscar ao Senhor não deve ser interrompida, é isso que nos torna forte para viver de acordo com a vontade dEle, nos torna sensível para ouvi-lo, nos aproxima, nos da intimidade... não é só uma questão de manter-se disposto ou estimulado a buscar Deus, é que na verdade, disso que depende nossa vida com Ele. Não temos como desenvolver nosso relacionamento com Deus, e não temos como querer estar mais perto dEle se não estivermos, parece redundante mas é exatamente isso. 
        Nós precisamos disso e dependemos disso para sobreviver nesse mundo... não digo fisicamente, mas para sobrevivermos tendo vida... algumas pessoas simplesmente estão por aí contando os dias para sua morte, não conseguem sair do lugar, não conseguem "respirar", ter prazer, ter alegria... viver realmente.
        E é exatamente isso que o versículo 12 nos trás, quando diz que a nossa luta não é contra a carne, tem pessoas que só enxergam esse mal, os problemas físicos, e não se dão conta de que o mal do século é exatamente o contrário, é mental, espiritual. O mundo está cada vez mais depressivo, mais inerte, mais desorientado, perdemos a essência. E só a encontraremos de novo quando nos fortalecermos em Deus e nos protegermos contra esses males que não vemos, com a armadura que é a comunhão com o Senhor.