segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O fruto da perdição

[Acredito que quase todos conheçam a história de Adão e Eva, mais pra quem não conhece leia: Gênesis 3]

Quando escolhi esse título a minha pretensão não era fazer um estudo sobre Adão e Eva e o fruto proibido do jardim do Éden,  e sim fazer uma reflexão sobre OS frutos proibidos do mundo em que vivemos hoje, e sobre o comportamento das pessoas que ao lembrarem do erro cometido por Adão e Eva podem achar que foram ignorantes por escolherem logo o único fruto que não podiam comer sendo que tinham tudo o que queriam a volta, mas esses mesmos, que pensam assim cometem a mesma falha dia após dia escolhendo os atrativos frutos que o tentador coloca em uma bandeja para nós todos os dias.
Ao relembrarmos a história pode nos passar muitas coisas na mente, mais o que deveria passar muitas vezes fica oculto... pois, Deus não colocou a história de como surgiu o pecado na bíblia para que julgássemos Adão e Eva e nem para justificar o pecado do mundo, pois ele não nos deve explicações ele é o dono do mundo e ele quem decide o que precisamos saber ou não. 

Acredito que para além de um registro histórico da criação do mundo, ele nos contou o tremendo erro cometido por Adão e Eva para que não fosse frequentemente cometido por nós como está sendo, afinal apartir dai o pecado esta solto e nos cerca, não é mais apenas uma arvore que da esse fruto, mais um pomar todo, e esse pecado não tem mais a forma de um fruto, agora ele é mais atrativo, ele se desenvolveu também. 

E é como Eva reagiu após provar o fruto, levou para Adão... o pecado de hoje contagia a todos assim... um levando-o ao outro e uma maioria influenciando a todos faz com que a escolha por esse seja ainda maior e o que acontece depois que se come o fruto??

A visão muda... mas hoje diferente do que aconteceu no Éden, não passamos a enxergar o bem e o mal pois já o vemos desde de o primeiro pecado. Agora pois se escolhemos o fruto proibido isso nos cega para o bem, e passamos a enxergar o mal de outra forma, não existe mais distinção, o bem e o mal começam a se aproximar, tudo fica mais "flexível" e a partir dai se prova mais e mais dos diversos frutos proibidos.


Mas quais são esses frutos proibidos??
Primeira coisa! Se não se conhece verdadeiramente a Deus é impossível discernir o que é fruto consagrado por Ele ou proibido, pois temos que ouvir a voz de Deus como Adão e Eva ouviam.
O que nos da a certeza de que estamos nos "alimentando" corretamente é a presença do Espírito de Deus em nós, ele é nosso indicador... não há como se ensinar TUDO que é errado, ou TUDO o que desagrada a Deus, o básico sim, podemos aprender com quem já tem alguma experiência, podemos aprender na igreja e na própria bíblia... 
mais as estratégias e artimanhas que o diabo usa para "maquear" o fruto proibido pode nos enganar se não estivermos sendo guiados pelo Espírito Santo e em plena comunhão com Deus. 

Pense comigo... se o Espírito Santo vive em nós (e a presença dele não passa despercebida... somos completos, livres e felizes com Ela) é só nós encararmos as coisas e as propostas do mundo como um convite para Ele... você convidaria a Deus para ir em uma balada? ou em um lugar onde todos estão bêbados?  há quem diga ainda que sim, para evangelizar as pessoas... mas pense bem... Se estão lá estão curtindo o prazer momentâneo do mundo, não vão nem se lembrar Deus nessas horas, se estão bêbados não têm mais consciência de si mesmo, pois afinal por mais a favor da bebida que uma pessoa seja ela mesmo pode confirmar que um gole só já faz com que uma pessoa não tenha o auto - controle de antes do gole... imagine então vários goles... agora como pode uma pessoa assim, aceitar uma mudança radical em sua vida que é seguir a Jesus, se no outro dia nem vai se lembrar... sendo assim fica fora de cogitação evangelizar uma pessoa no seu "momento de prazer " causado por outros e não por ter a presença de Deus, pois é essa presença que nos da prazer real, em tudo que fazemos... um prazer que não vai embora quando aquilo passar... permanece o tempo todo. 
O que quero mostrar aqui, é que não são regras que determinam que uma coisa é proibida ou não, e que você nem deve fazer algo ou deixar de fazer por obrigação... quando se tem a presença de Deus,  fazemos ou deixamos de fazer as coisas para não desagrado-lo, para não ficarmos sem sua presença, temos temor em perde-la... e a cada vez que você escolhe um lugar um coisa que ele não pode estar presente, esta mostrando que ele não tem valor para você  que o que escolheu tem mais valor, que as coisas do mundo tem mais valor... e se existem essas coisas onde Deus não participaria, são coisas dEle?? Se tiver duvida olhe para Jesus que foi o representante dEle aqui na terra, é só ver sua vida exemplar, e se lembrar do versículo, "o que não é por mim é contra mim." Mateus 12:30

Não quero causar má impressão de julgamento, veja bem, não estou dizendo que uma coisa é errada ou não é... estou descrevendo um ensinamento de Deus na minha vida... por diversas vezes fiz coisas que achava ser errado, curtia o momento mas depois me entristecia... já em outros momentos não fazia certas coisas por de novo achar que eram erradas... mas me entristecia por ver os outros fazerem e eu não poder fazer. Agora falo o que Deus fez comigo, o que Ele me mostrou e me ensinou, o que Ele fez em mim... para que em momento algum eu deixe esse ensinamento e para que aqueles com quem ele quer ensinar assim também, leiam... 

As coisas que pensava ser erradas... eram mesmo... (na minha situação, cada um é cada um, o julgamento delas pertence a nós mesmo e a Deus) mas agora, diferente de antes... não existe vontade em mim de fazer as coisas que fazia, não conseguiria fazer nem se tentasse pois algo mudou dentro de mim, e uma mudança permanente tomou conta e mandou embora todas as vontades que não vem de Deus... agora eu Amo fazer tudo que me ensina, me faz crescer, me aproxima do Pai... e tenho temor de fazer algo que o leve para longe de mim, só de imaginar um só instante sem a sua presença pra mim é o fim... e esse anseio pelas coisas de Deus e pela sua presença faz com que eu o envolva em tudo que eu faço... e quando não sinto seu envolvimento, sua ilustre manifestação logo me afasto, pois prefiro a sua presença a qualquer coisa que possa existir... ele é o meu respirar, meu fôlego de vida e sem ar como posso respirar?

Não há como dizer a alguém o que algo é errado ou não...pois isso é uma questão pessoal de cada um com Deus... e não há como deixar de fazer algo por obrigação pois seu coração ainda estará naquilo... a liberdade que Cristo nos dá que faz isso, que deixemos de fazer coisas que ao nosso olhar era bom sem sentirmos vontade de fazer e sem sentir falta alguma daquilo, pois o que temos ao lado de Deus é infinitamente melhor. (Efésios 3:20)

O meu prazer agora está em aprender com o mestre dos mestre, suas lições dia após dia são valiosas, me fascina ver a maneira que ele faz as coisas acontecerem, sua maneira de resolver os conflitos em que me meto, me encanta o que ele faz no meu ser, ele não apenas me concerta como sua obra mas me molda de uma maneira que o melhor artista do mundo não poderia fazer.

É simples! liberte se do seu querer... recuse SUAS necessidades e vontades... para que e o Espírito de Deus possa invadir a sua vida e lhe mostrar o que é bom de verdade... e ai sim olhará para tudo que viveu e perceberá quanto tempo foi perdido, verá o quanto se desgastou atoa procurando o que era tão fácil conseguir... O AMOR DE DEUS, que nos preenche, que abre os olhos para ver esperança em tudo, para ver o melhor da vida, que nos da a certeza de que cada dia pode ser melhor ainda e que quando achamos já estarmos satisfeitos Ele nos mostra que tem mais... pois tudo que vem de Deus é incrível e inimaginável e principalmente surpreendente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário