quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

GRATITUDE

 
 
"É claro que a religião é um fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição." I Timóteo 6:6 a 9


   Estava refletindo sobre o quanto muitas vezes, na maioria pra falar a verdade, deixo de agir com gratidão a Deus. Repensando essa atitude vejo que além de não reconhecer tudo que tenho, mesmo sem merecer sem fazer juz a graça de Deus que me sustenta todos os dias, ainda sou ingrata com muitas das coisas.
   Essa ingratidão não é apenas por não gostar de algumas coisas, mas por não me alegrar com tudo que Deus faz por mim. Se pararmos para pensar por um instante da perspectiva do lado de Deus, parecemos muitas vezes aqueles velhos bem rabugentos que vemos nos filmes, que reclamam de tudo que fazem ou não fazem por eles, reclamam da vida, nada nunca está bom. Na verdade podemos até mesmo não reclamar, mas Deus está se esforçando pra dar o que não merecemos e ainda tentar nos educar como bom Pai que é, e mesmo assim nossos corações muitas vezes não se alegram com nada do que ele faz. 
   Quando estava a refletir sobre tudo isso, me deparei com o versículo acima, e realmente, é muito dificil hoje encontrarmos pessoas que se contentam com o que tem, e muito além disso, buscamos muitas vezes incessantemente outras coisas que ao serem alcançadas não nos contentam mas nos leva a outros patamares de exigências. Não acredito que devamos ser conformados com tudo, mas acredito que enquanto não conseguirmos nos safisfazer com o que somos e temos não adianta buscar nada além, pois essa satisfação não é externa e sim interna. Quanto conseguirmos ser gratos a Deus por tudo e contentes com o que temos, alcançaremos algo que vai muito além de bens materiais, algo que verdadeiramente irá nos satisfazer e completar nossas vidas, alcançaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus o que seria inalcançável sem uma atitude correta. 

...Acredito que Deus continua a falar quando estamos disposto a ouvir, e após ter feito a postagem acima estava lendo a bíblia em Colossensse 3, que fala sobre nos despojarmos do velho homem... e mais especifícamente estava lendo o versículo 5 que diz: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria."
E para entender melhor fui procurar significados nos google e para afeição desordenada encontrei algo que está inteiramente relacionado ao assunto postado:

As afeições desordenadas.

Todas as vezes que o homem deseja alguma coisa desondenadamente, tornas-se logo inquieto.
O soberbo e o avarento nunca sossegam; entrentanto, o pobre e o humilde de espírito vivem em muita paz.
O homem que não é perfeitamente mortificado, facilmente é tentado e vencido, até em coisas pequenas e insignificantes.
O fraco de espírito é ainda um pouco carnal e inclinado às coisas sensíveis, dificilmente pode se desapegar de todo dos desejos terrenos.
E quando deles se priva, ordinariamente se entristece; e com facilidade se irrita se alguém o contradiz.
Se, porém, alcança o que deseja, sente logo o remorso da consciência, porque obedeceu à sua paixão, que nada vale para alcançar a paz que almejava.
Em resistir, pois, às paixões, se acha a verdadeira paz do coração, e não em segui-las.
Não há, portanto, paz no coração do homem carnal, nem do homem entregue às coisas exteriores, mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual.
Tomás de Kempis (Pensador Uol)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário